Como sobreviver ao Mercúrio Retrógrado?
Como sobreviver ao Mercúrio Retrógrado?

O Mercúrio é o planeta da comunicação, da troca de informação, da mente, do pensamento, das ideias, da aprendizagem e também das pequenas viagens. Ele é o planeta regente dos signos de Gémeos e de Virgem.

Mercúrio fica retrógrado várias vezes ao longo do ano. Em média, ocorrem cerca de três a quatro períodos de Mercúrio retrógrado a cada ano. Esses períodos de retrogradação de Mercúrio geralmente duram cerca de três semanas cada um. 

A partir da perspetiva da Terra, parece que Mercúrio está a andar para trás e como tal dizemos que o Mercúrio está retrógrado. Mas na verdade é uma ilusão de ótica, o planeta está apenas a fazer o seu movimento de forma mais lenta. 

São períodos em que podemos sentir alguma tensão nas nossas comunicações, os nossos aparelhos eletrónicos tendem a avariar-se e sentimos tudo mais lento.

Será que o Mercúrio Retrogrado nos quer dificultar a vida? O Mercúrio, como qualquer outro planeta, apenas nos quer mostrar o caminho ao encontro de nós mesmos. 

E quando ele abranda o seu movimento, ele convida-nos a abrandar também o nosso ritmo e a refletir sobre as diversas áreas da nossa vida. 

Quando mudamos a nossa perspetiva e deixamos de olhar para o famoso Mercúrio Retrógrado como o culpado dos desafios do nosso dia-a-dia e começamos a acolhê-lo como um aliado e um companheiro na nossa jornada de desenvolvimento pessoal, tudo muda.

Então como sobreviver da melhor forma ao Mercúrio Retrógrado?

  • O primeiro passo é mesmo acalmar o nosso dia-a-dia e dedicar tempo para nos escutarmos e para cuidarmos do nosso mundo interior.  Este tempo de retrogradação pede-nos mesmo uma introspeção, um olhar profundo para dentro de nós mesmos. 
  • Sempre que os aparelhos eletrónicos avariam ou não funcionam e quando ficas preso no trânsito, respira fundo. E pensa que é uma oportunidade que o nosso querido Mercúrio nos oferece para pararmos de focar tanto a nossa atenção no exterior. Descobre o Ser maravilho que és.
  • Outro convite do Mercúrio Retrógrado é estarmos atentos à forma como comunicamos e escutamos o outro. Comunicar aquilo em que acreditamos e ouvir com amor o que o outro nos tem a transmitir. Aproveita esta energia para reveres e refletires sobre a tua comunicação nas tuas diversas relações.
  • Em momentos importantes, como por exemplo assinar um contrato, está verdadeiramente presente na decisão que estás a tomar e relê os documentos as vezes que forem necessárias. De forma a evitar enganos ou confusões.
  • E confia. Confia que a tua Alma sabe sempre o caminho e que tens em ti todas as capacidades necessárias para vivenciar cada experiência e aprendizagem.

Como experienciar o próximo período de Mercúrio Retrógrado?

O próximo período de Mercúrio Retrogrado será de 13 de Dezembro a 2 de Janeiro, entre o grau 8 de Capricórnio e o grau 22 de Sagitário.

Quando o Mercúrio está retrogrado no signo de Capricórnio é o momento de perceber se nos sentimos alinhados com a nossa carreira e se a nossa exposição social é fruto da nossa autenticidade. A energia determinada, organizada e focada de Capricórnio ajuda-nos a construir o caminho que nos leva ao topo da montanha. Como é o topo da tua montanha? O que queres alcançar e colocar no mundo? 

Por outro lado, Mercúrio retrógrado no signo de Sagitário vem conectar-nos com as nossas crenças e valores, com o nosso propósito de Vida.  Sagitário é aventureiro, destemido e segue sempre os seus sonhos e objetivos. Por isso nestes dias, coloca as tuas mãos no coração e escuta o que ele te diz. E reflete de que forma deves ir em busca daquilo em que acreditas e que te faz vibrar.

Dependendo da casa astrológica onde se encontram estes dois signos no nosso mapa astral, podemos sentir que essas áreas de vida são mais despertadas e incentivadas. São áreas de vida onde somos convidados a rever a nossa comunicação, o nosso pensamento e as nossas ideias. Podem surgir conversas mais desafiantes e que temos vindo a adiar, mas só assim podemos nutrir relações maduras e conscientes.

Como é bonito e transformador rendermo-nos à sabedoria dos planetas e descobrirmos o Universo que vive em nós! 

E é por isso que a Astrologia nos ajuda a conhecer melhor, a aprimorar os nossos recursos internos e os nossos talentos e a perceber como metamorfosear os nossos desafios em oportunidades de crescimento interior. E por consequência, este autoconhecimento leva-nos a um maior empoderamento e a uma responsabilização consciente pelas nossas escolhas.

Ana Sofia Tomé

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *