A lua mostra-se cheia no céu e a sua energia intensa faz-se sentir em cada um de nós. Esta é a fase do ciclo lunar onde o a lua reflete toda a luz do sol, o que nos permite tomar consciência da luz e sombra que necessita ser acolhida e trabalhada em nós. É o clímax do ciclo lunar e como tal é altura de celebrar-mos as conquistas que já atingimos no nosso caminho de transformação interior e agradecer à vida pelas oportunidades.
Que processos internos ilumina a lua cheia?
Apesar de sentirmos esta energia com maior intensidade no dia de lua cheia, podemos senti-la alguns dias antes ou depois. Está é altura ideal para nos libertar-mos de tudo aquilo que nos pesa, de perdoar e curar a nossa relação com o passado, com os outros e com nós mesmos. Devemos aproveitar esta energia para acolher e aceitar quem somos, tomar consciência das nossas sombras internas e só assim poder transformá-las em luz.
No momento da lua cheia, a lua encontra-se em oposição ao sol, o que implica que a lua e o sol encontram-se em signos opostos complementares. O que significa que vamos ser convidados a emergir na energia do signo onde a lua se encontra, mas também pela energia do signo onde o sol se encontra. Se já conheces o teu mapa astral, verifica em que casas astrológicas se encontram estes 2 signos opostos e percebe que áreas de vida serão mais afetadas por estas energias. E claro, se tiveres muitos planetas nessas casas, já sabes que poderás sentir muito mais a necessidade de trabalhar esses temas.
Sendo a lua cheia o exponente máximo do ciclo lunar, é também o momento de refletirmos sobre o nosso progresso evolutivo, sobre as ações que já tomamos a fim de atingir a concretização das nossas intenções e que trabalho interno de auto-conhecimento já fizemos. Celebra tudo aquilo que já alcanças-te. Devemos igualmente agradecer pelas benções da nossa vida e até mesmo pelos desafios que vivemos e que nos permitiram ser quem hoje somos e ter a consciência que nos permite encarar a vida de uma outra forma.
Como experienciar da melhor forma a energia da lua cheia?
A tensão que começa a se fazer sentir no céu e em nós próprios alguns dias antes pode levar a que algumas pessoas tenham maior dificuldade em dormir nesses dias, outras podem sentir uma maior frustração ou energia internar e outras podem ainda se sentir mais emotivas e introspectivas.
Desta forma, é importante dedicares tempo para estares contigo e te escutares. O que precisas tu neste momento? Que emoções estão a vir ao de cima e o que elas te pedem? Como se encontram as diversas áreas da tua vida? O que necessitas libertar hoje para criares espaço para o novo na tua vida? O que tens a agradecer?
Experimenta conectar-se contigo através da dança e aproveita para libertar toda essa energia..Ou caminha na natureza, coloca os pés na terra e pede à mãe terra para receber todas as tuas questões mais profundas e que as transforme em amor e luz. Se tiveres a possibilidade de o fazer ao luar, ainda melhor. Toma um banho de emersão onde podes colocar as ervas e óleos essenciais que te fizerem mais sentido ou simplesmente imaginar um chuveiro de luz no teu duche diário. O contacto com a água ajuda-nos sempre a fluir com as nossas emoções e com a nossa intuição.
Nestes dias podes também escrever uma carta de libertação de tudo aquilo que queres largar e deixar ir, uma carta de perdão ou de agradecimento. A escrita tem este poder transformador. Depois, se sentires fazer sentido para ti, podes queimar essa carta e permitir que a energia do fogo transmuta cada palavra escrita. Por ultimo, podes entregar o que sobrou desse papel à mãe terra.