O medo como desafio de vida
O medo como desafio de vida

O medo é uma emoção que nos pode ajudar a proteger em algumas situações da nossa vida. O problema surge quando começamos a sentir medo de uma forma exacerbada e de uma forma constante no nosso dia-a-dia. Quando deixamos que esta emoção tome conta dos nossos pensamentos, do nosso bem-estar e consequentemente do nosso corpo, poderemos estar perante um desafio de vida que precisamos de tomar consciência e trabalhar sobre ele.

E quando tomamos consciência que temos o medo como desafio de vida?

Em primeiro lugar, é um grande mérito teu teres tomado consciência deste desafio e quereres retirar a aprendizagem que ele te traz. É igualmente importante teres compaixão e gentileza para contigo mesmo durante este processo, pois o nosso trabalho interno é um caminho de várias etapas que levam o seu próprio tempo.

Reflete sobre a memória que te surge onde sentiste pela primeira vez esta emoção e como é que ela ainda hoje interfere na forma como reages a certas situações. Por vezes ainda reagimos como aquela criança que se sentiu indefesa e insegura e por isso é importante acolhe-la e tranquiliza-la. Assim, quando estiveres perante uma situação que te despolete medo, tenta primeiro conectar-te a ti mesmo com respirações mais profundas. Depois sente que hoje já és o adulto que acolhe essa criança com carinho e lhe diz “Vai correr tudo bem, não precisas mais ter medo, estou aqui contigo, estás segura”.

Que aprendizagem o medo tem para ti?

Quando estamos no meio do turbilhão que o medo nos pode por vezes provocar, é desafiante conseguirmos pensarmos que tudo isso tem algo a nos ensinar.  Mas é importante perguntar-mos a nós mesmos de onde poderá ter surgido esta emoção e porque é que ela continua a interferir contigo hoje em dia. À medida que vamos trilhando este caminho de transformação interna, vamos tendo várias tomadas de consciência. Podemos perceber que por detrás deste medo poderá estar a falta de confiança em nós próprios, na nossa capacidade interna de lidar com as situações que a vida nos trás e a partir daqui poderás trabalhar esta auto-confiança. E não te esqueças de ter sempre bondade e amor por ti e lembra-te também que tu estás a fazer o teu melhor a cada momento. Tens uma força interior que precisas descobrir!

Não queiras fazer com que o medo desapareça de vez, até porque é uma emoção básica necessário ao ser humano, mas experimenta lidar com ele de uma outra forma e encara-lo como um amigo que poderá ajudar-te a crescer e fortalecer-te interiormente. 

Ana Sofia Tomé

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *